A maximização da EDUCAÇÃO profissional
O fundador do Grupo L’Oréal, o químico Eugene Schueller, criou a primeira escola para cabeleireiros no mundo ao mesmo tempo em que formulou sua primeira coloração, em 1909. Desde então, educação é a alma e a espinha dorsal do nosso negócio e da L’Oréal Produtos Profissionais.
Em abril de 2019 lançamos a maior plataforma global de educação profissional, Access, e após um ano tínhamos cino mil usuários cadastrados. Ainda não estávamos transformando a educação, mas as ferramentas existiam e estavam disponíveis. O Brasil, como muitos países, continuou sendo um país de educação presencial, mesmo perante uma real necessidade de otimizar o processo de aprendizado num mundo que vem mudando e se digitalizando cada vez mais.
Em 14 de março tivemos que interromper todo o treinamento presencial e reagir rapidamente para implementar novas soluções. “Adapte-se a essa nova situação, mas, permaneça sempre ao lado do cliente” era e continua sendo nosso pensamento diário. A crise causada pela nova COVID-19 nos permitiu acelerar a educação digital de uma maneira incrível. Concentramos nossos esforços para ser 100% on-line e reter nossos clientes. Porém, essa transformação nos levou a um outro patamar e nos permitiu ir além.
Mesmo distantes fisicamente, nunca nos sentimos tão próximos de todos os profissionais parceiros. Implementamos diferentes tipos de educação digital, além do e-learning já existente. Apenas no mês de maio, por exemplo, fizemos mais de 350 webinars liderados pelos educadores de nossas três marcas – L’Oréal Professionnel, Kérastase e Redken -, 80 lives e aumentamos em 120% o número de usuários cadastrados. Hoje, temos mais de seis mil profissionais treinados e o Access se consolida como a maior plataforma de educação global, com mais de 122 mil profissionais conectados. O Brasil lidera o ranking com o maior número de usuários ativos. Esses resultados demonstram a vontade e a determinação do profissional brasileiro em se reinventar e aprender.
Em um país continental como o nosso, graças ao digital, podemos estar com todos os profissionais, de norte a sul, 24h/7. Podemos oferecer treinamentos personalizados, responder a quaisquer perguntas e dúvidas e maximizar a educação da nossa indústria no mundo inteiro. É claro que voltaremos ao treinamento presencial, quando este for autorizado e seguro, mas de uma forma mais seletiva e inspiradora. Estou convencida de que podemos permanecer digitais e viver uma educação híbrida, on-line e off-line muito mais forte.
Inovamos, aceleramos, aprendemos muito e mostramos que podemos estar com nossos clientes todos os dias, não importa onde eles estejam. Oferecemos a eles educação de alta qualidade e atendemos às suas expectativas quando desejarem.
Estou convencida de que temos muitas ideias inovadoras para a educação e juntos com nossos parceiros iremos empoderar e inspirar os profissionais da nossa bela profissão.
Cecile Piel Benson
Colorista por 4 anos na França, 30 anos de carreira na L’Oréal (França, Reino Unido e Brasil), atuando sempre nos campos técnico e educacional. Apaixonada por cabeleireiro e educação, duas profissões em grande transformação, mas que tocam os seres humanos o mais próximo possível.