logo bf-new-home
  • Feira BF
    • Sobre a Feira
    • Quero ser expositor
  • Eventos
    • Congressos
    • Fórum Perfumaria
    • Pós NRF
  • Viagens
    • Cosmoprof Bologna
    • NRF New York
  • Notícias

As pessoas no centro de tudo

Por Raphael Queiroz
Publicado em 16 de janeiro de 2019
Compartilhe

Painel mediado pela Indeed reforça que colaboradores devem ser vistos também como clientes das empresas de varejo


A Indeed é uma empresa de recrutamento de colaboradores para empresas de varejo e neste último dia de NRF, representada por Carmen Bryant, diretora de marketing US, a Indeed mediou um painel com o tema “As pessoas fazem o lugar: insights de top varejistas “ e a presença de Rosalind Chevreuil, vice-presidente sênior de recursos humanos da Best Buy; Geoff Green, vice-presidente de aquisição de talentos da Foot Locker; e Mayerland Harris, vice-presidente de recursos humanos da HEB.

Os pensamentos e opiniões dos profissionais revelam porque as três empresas estão no topo quando se fala de bons lugares para se trabalhar no varejo. Pensar no colaborador como um cliente e ter a cultura, visão e valores da empresa bem definidos e expor de forma clara ao colaboradores são partes importantes principalmente quando o tópico é retenção de talentos.

Além de cultura, visão e valores, outros termos bastante ouvidos no varejo, porém com foco no cliente, como colaboração e flexibilidade também devem ser comuns às empresas no momento de recrutamento de colaboradores.

Para Carmen Bryant, da Indeed, a lealdade – ou falta dela – realmente é assustadora, já que as pessoas trocam de empresa facilmente. Mas como resolver essa questão? Além da cultura bem definida, como mencionado acima, oportunidade de crescimento dentro da própria empresa é um aspecto. Segundo Mayerland, há 28 anos na HEB, a possibilidade de trocar de área e desenvolver suas habilidades em outra parte da própria empresa é importante para retenção de um talento. Rosalind reforçou o ponto dizendo que é preciso ter certeza de que os colaboradores estão sendo vistos e tendo oportunidades. Para ela, a lealdade é algo pessoal, emocional e que por isso acredita que o fato de o colaborador decidir ficar na empresa tem relação não apenas com oportunidade, mas com conexão – e aí voltamos a falar de cultura – e também com o lado emocional.

Inclusão e diversidade também foram assuntos levantados durante o painel. E segundo Geoff, na Foot Locker, não se contrata alguém simplesmente por se encaixar nesse perfil. Eles buscam saber como é a área, quais colaboradores já fazem parte dela e de que forma e com qual perfil de diversidade e inclusão a área pode ser complementada para iniciar uma contratação.

Não adianta, segundo Rosalind, contratar um talento com a bandeira da diversidade e não poder mantê-lo. “Independentemente do que façamos, as pessoas precisam estar sempre no centro de tudo; sejam elas clientes ou colaboradores”, afirmou.

Assim como os clientes se identificam com o engajamento das marcas, a empresa precisa buscar funcionários que também se identifiquem com a companhia. “Funcionários felizes fazem os clientes felizes e clientes felizes fazem outras partes interessadas felizes”, destacou Rosalind.

A tecnologia não ficou de fora da apresentação, mas nenhuma das empresas utilizam algo como AI na hora do recrutamento. No entanto, chamadas de vídeo e formulários online para que o aplicante consiga entender em qual cargo pode se encaixar na empresa tenham se tornado cada vez mais comuns no processo de recrutamento. “A tecnologia e os humanos precisam trabalhar juntos”, resumiu Carmen.

Por Fabíola Freitas, de Nova Iorque

Cadastre-se


REPRESENTANTE DE VENDAS INTERNACIONAL

  • Feira BF
    • Sobre a Feira
    • Quero ser Expositor
  • Eventos
    • Congressos
    • Fórum Perfumaria
    • Pós NRF
  • Viagens
    • Cosmoprof Bologna
    • NRF New York
  • NOTÍCIAS
    • CABELOS
    • ESTÉTICA
    • MANICURE
    • MAQUIAGEM
    • MEU NEGÓCIO
    • MUNDO BEAUTY FAIR
  • IMPRENSA
    • Press Release
    • Downloads
Nós utilizamos cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação, além de personalizar conteúdos e anúncios. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.