Beauty Fair e IBMEC estreiam Programa de Gestão em Negócios da Beleza
A aula inaugural contou com a presença e testemunho de Marco Antônio de Biaggi

Nesta segunda-feira (02), aconteceu a primeira aula do Programa de Gestão em Negócios da Beleza, que foi realizada em um dos polos educacionais coordenados pelo IBMEC, no bairro da Liberdade, em São Paulo. A primeira turma do curso, resultado da parceria entre Beauty Fair e IBMEC, tem duração de quatro meses e é formada por cerca de 25 gestores que estão em busca de uma formação de nível acadêmico voltada às necessidades do mercado da beleza.
“Entendemos que não há nada no mundo dos negócios que prospere sem educação. A parte de gestão no salão de beleza é decisiva para o sucesso do negócio. Invariavelmente, os cabeleireiros já têm um talento nato, adquirido com mais ou menos esforço. Eles têm a arte de encantar as clientes e percebemos que o que realmente falta é a uma formação mais robusta voltada para gestão do negócio. Essa iniciativa em trazer uma especialização em gestão vem ao encontro disso. O futuro do salão está apoiado em melhorarmos a parte educacional, principalmente ao que tange a gestão dos negócios”, analisou Cesar Tsukuda, diretor geral da Beauty Fair.

No primeiro módulo do Programa de Gestão em Negócios da Beleza, o professor Maurício Vieira, docente do IBMEC e mestrando em educação, explicou teorias e atividades práticas sobre Gestão Estratégica e Empreendedorismo. “Essa é a primeira turma do IBMEC focada em beleza. Acho uma iniciativa fantástica do IBMEC e da Beauty Fair e montar esse programa, por se tratar de um público fundamentalmente muito criativo, mas carente em conteúdo sobre gestão. Claro que o setor tem suas particularidades, mas quando falamos de empreendedorismo e gestão estratégica, existe muitas coisas que convergem. Qualquer empresa, em qualquer ramo, as pessoas precisam saber sobre empreendedorismo. Sempre procuro trazer exemplos que as pessoas se identifiquem com a sua atividade e eu trouxe cases e atividades que eles vão se familiarizar e sair daqui aplicando as mudanças no seu negócio. Administrar um negócio exige algumas competências que só o talento artístico não atinge”, comentou o educador.
Cases de sucesso
O grande destaque do Programa de Gestão em Negócios da Beleza é a mistura de conteúdo técnico em gestão e administração com cases do mercado de beleza especializado, além de gestores e profissionais renomados. Na aula inaugural, Marco Antônio de Biaggi partilhou um pouco da sua história de vida, carreira e, claro, seus desafios e sucessos como gestor do MG Hair, um dos centros de beleza mais importantes do País.
“Recentemente, o MG Hair recebeu o título de um dos salões de beleza mais luxuosos do mundo. Temos mais de 20 anos de mercado e é muito complicado não perder status com o passar dos anos, ainda mais com outros salões de sucesso surgindo. Não vou mentir e dizer que o segredo está em coisas abstratas, porque não está. Detalhes como limpeza, reunião de grandes marcas e profissionais de ponta, treinamentos constantes, ser um polo de tendências, ter boutiques dentro do salão, mimos para as clientes é o que realmente encanta. E tudo isso tem custo elevado, mas é o preço que nós gestores devemos pagar para nos manter em alta”, disse o hairstylist.

O curso
Por meio de oito módulos, o programa soma uma carga horária de 136 horas com um formato inédito no Brasil. O método de ensino contempla aulas expositivas, estudos de casos e exemplos reais, fundamentais para uma melhor compreensão, de forma prática, sobre os aspectos do dia a dia de um negócio de beleza. O curso é voltado para proprietários ou gestores de espaços de beleza, como salões, clínicas, barbearias, esmaltarias, ou profissionais interessados em investir e compreender como gerir um negócio da área da beleza. As aulas acontecem até junho, todas as segundas-feiras, das 8h30 às 17h30.
SAIBA MAIS SOBRE CADA MÓDULO
Módulo 1: Gestão Estratégica e Empreendedorismo
• Entendendo o mercado de beleza
• O que é ser dono
• O que é gerir o salão
• Como pensar no futuro
Módulo 2: Direito
• Sucessão Familiar
• Direito Trabalhista
• Lei Salão Parceiro
Módulo 3: Gestão Comercial
• Atendimento
• Vendas Consultivas
• Negociação com fornecedores
Módulo 4: Gestão Financeira
• Análise de Resultados (DRE)
• Orçamento
• Como fazer capital de giro para não depender de bancos
• Investimento
• Precificação
• Planejamento orçamentário
Módulo 5: Gestão de Pessoas
• Cultura organizacional
• Gestão e motivação de times
Módulo 6: Gestão de Processos
• Técnicas de organização de processos
• Organização de salões
• Layout
Módulo 7: Marketing
• Branding
• Comportamento do Consumidor
• Marketing de Serviços
• Marketing Digital
Módulo 8: Inovação e Tecnologia
• Fundamentos da inovação
• Tecnologias e sistemas setoriais
Se você se interessou, atenção: embora a aula inaugural já tenha acontecido, ainda é possível participar do curso. No entanto, só serão aceitos novos alunos durante o mês de março. Para saber mais e se inscrever, basta ligar para (11) 3181-5197.
Por Janaína Alves
Fotos: Monique Carvalho