Mais segurança: a retomada da área de depilação pós-isolamento
Quem é da área da beleza tem passado por muitas dificuldades desde o início da pandemia do Coronavírus. Para alguns, a retomada da área ainda é incerta diante do isolamento. Para outros, a volta das atividades já aconteceu, mas assim como a frequência mais baixa dos atendimentos, há inúmeras restrições e uma série de procedimentos extras a serem adotados (veja mais aqui).
Pensando tanto em quem já voltou a trabalhar como em quem ainda se prepara para atender suas clientes, Daniela Pontes, especialista em Biossegurança, criou um protocolo de trabalho para espaços de beleza pós-Covid-19. Veja um resumo desses procedimento a seguir:
Mãos
Dentro do ambiente de trabalho, as mãos devem ser lavadas no início e no fim da jornada de trabalho, antes e depois de cada atendimento e após a retirada das luvas (tem vídeo de passo a passo aqui!). Siga o Procedimento Operacional Padrão (POP) para lavagem das mãos:
1. Molhe as mãos com água.
2. Aplique quantidade suficiente de sabonete líquido na palma da mão até cobrir toda a superfície.
3. Ensaboe, friccionando uma mão contra a outra.
4. Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda, entrelaçando os dedos. Depois, inverta as mãos.
5. Entrelace os dedos e friccione os espaços entre eles.
6. Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurado os dedos, com movimentos de vai-e-vem, e vice-versa.
7. Esfregue o polegar esquerdo com a palma da mão direita, em movimentos circulares. Inverta as mãos.
8. Friccione as pontas dos dedos contra a palma da mão oposta, fazendo movimentos circulares. Inverta as mãos. Enxágue bem com água.
9. Seque as mãos com papel toalha descartável.
10. Feche a torneira ainda com auxílio do papel toalha, antes de descartá-lo na lixeira.
Ambiente
Em tempos de Pós-Covid-19, os espaços de beleza, que já passam por uma limpeza diferenciada, precisam ser submetidos à uma assepsia mais rigorosa. Significa que salas e banheiros, chão, parede, maçanetas de portas, bancadas, móveis, carrinhos de apoio, macas, equipamentos e qualquer outro objeto dentro do local devem ser limpos e desinfectados.
Importante: toda limpeza deve ser feita usando luvas, como forma de proteger a pele dos agentes químicos dos produtos de limpeza.
Limpeza: a retirada de sujidades e a higienização de materiais e superfícies deve ser feita com fricção, água e sabão. É importante tomar todos os cuidados para não dispersar pelo ambiente os microrganismos, juntamente com as partículas de pó. Por isso, substitua a varrição a seco do piso pela varrição úmida, com rodo e pano de limpeza ou com limpadores do tipo mops.
Desinfecção: é o processo que elimina fungos, vírus e formas vegetativas de bactérias. Deve ser feita com papel de alta absorção (ou papel toalha) e um desinfetante. Aplique a substância no papel e passe sobre a superfície a ser desinfectada. Evite borrifar diretamente nos materiais para não diminuir sua vida útil.
EPIs
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) oferecem uma barreira mecânica entre o profissional de beleza e o cliente. Evitam o contato com saliva, fluidos e secreções (entre elas a nasal), sangue, pele e mucosa. As EPIs reduzem riscos de contaminações do profissional para o cliente e do cliente para o profissional. Além de evitar a transmissão do Covid-19, protegem de gripes, resfriados, micoses, candidíase, HPV, HIV, hepatite B e C entre outras doenças.
Por isso, são de uso obrigatório para esteticistas e outras profissões da área de beleza. Oficialmente, de acordo com a ANVISA, são EPIs luvas, touca, óculos e máscara. Touca, luva e máscara são de uso único, descartáveis a cada cliente. Os óculos devem ser desinfectados entre os atendimentos. Avental de tecido com manga longa, calça comprida e sapatos fechados também são recomendados. Assim como o avental de TNT descartável, sendo que esse deve ser trocado a cada cliente.
Importante lembrar que, antes de vestir as EPIs é fundamental lavar as mãos. Lembre-se do procedimento correto para lavagem, que segue um ritual para garantir que a limpeza alcance unhas, entre dedos, dorso e pulsos. Nunca é demais lembrar que as unhas de todo profissional de beleza devem ser curtas e que acessórios, como anéis e pulseiras, não são permitidos, para reduzir qualquer risco de proliferação de microrganismos.
Materiais
Há três tipos de materiais usados durante o atendimento. Alguns precisam ser esterilizados em autoclaves enquanto outros devem ser desinfectados. Lembre-se das regras básicas:
• Materiais Não-Críticos – são cubetas, escovas de cabelo, espátulas, materiais de plástico, entre outros materiais que entram em contato com pele íntegra e superfícies com baixo risco de infecção. Devem ser limpos e desinfectados não precisam de esterilização. A desinfeção pode ser feita com álcool 70% ou hipoclorito de sódio a 1% ou quaternário de amônio e polihexametileno biguanida (PHMB).
• Materiais Semicríticos – são os que entram em contato com mucosa íntegra ou pele não-íntegra. Exemplos: pincéis de maquiagem,
eletrodos e ponteiras dos equipamentos de eletroterapia. Sempre que possível devem ser esterilizados. Caso não seja possível ir para a autoclave, devem ser submetidos à Desinfecção de Alto Nível, usando produtos como ácido peracético ou glutaraldeído.
• Materiais Críticos – são aqueles que, além de serem pré-lavados com umectante, lavados com detergente enzimático e escovados para retirada de matéria orgânica, ainda precisam passar por esterilização em autoclave. Isso porque materiais como curetas, pinças de sobrancelhas e de cílios, alicates de cutícula e de unha, espátulas, afastadores, entre outros, entram em contato com fluídos corporais, como sangue, lágrimas e secreção vaginal, com alto risco de contaminação por vírus e bactérias – dos tipos que são eliminados apenas com esterilização.
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Por Redação
Fotos: iStock