Equipe de sucesso é equipe unida!
Aprenda a montar e a manter o seu time para conquistar a clientela e elevar o faturamento do salão
No setor de serviços, a qualificação profissional é uma das qualidades mais buscadas pelos recrutadores. No entanto, o segmento de salões de beleza tem uma peculiaridade: além desse quesito essencial, a capacidade de relacionamento interpessoal dos colaboradores tem peso relevante no momento da contratação. “Os clientes vão até o salão para melhorar a autoestima. Por isso, eles esperam receber um tratamento no qual se sintam especiais”, diz Décio Fábio de Oliveira Jr, especialista em abordagem sistêmica familiar. “Caso não sejam tratados como esperam, isso é critério primordial para nunca mais voltarem àquele estabelecimento”, afirma. Por isso, a habilidade do gestor em montar uma equipe cujos membros tenham esse diferencial é essencial para o negócio, pois reflete, diretamente, no aumento do faturamento.
A seguir, Décio Fábio de Oliveira Jr., presença confirmada do Fórum Gestão de Salões de Beleza Beauty Fair, fala sobre questões fundamentais e que devem ser levadas em consideração por você na hora de contratar um novo colaborador. Tome nota e boa sorte!
O que é mais importante o gestor avaliar no momento da contratação?
“Montar uma boa equipe é essencial para o sucesso do negócio. É importante levar em conta que o mercado de beleza passou por uma evolução significativa ao longo dos últimos 20 anos. Há duas décadas, a função de cabeleireiro ou manicure era considerada uma profissão de baixa categoria. Hoje, são atividades glamourizadas e valorizadas no aspecto social e financeiro. Isso mudou o perfil das pessoas que trabalham nesse setor. As pressões do mercado fazem com que esses profissionais sejam cada vez mais qualificados. Por isso, vários empresários do segmento mantêm escolas técnicas próprias. Portanto, o primeiro quesito para cravar uma boa contratação é ter certeza sobre a qualidade técnica do profissional. O bom relacionamento interpessoal do colaborador é o segundo ponto a ser analisado por ser uma qualidade que agrega valor ao negócio.”
Quais outras qualidades os potenciais colaboradores devem demonstrar?
“O equilíbrio emocional é muito importante. O ideal é que o profissional tenha maturidade e estabilidade para lidar com os diferentes tipos de clientes. O colaborador deve demonstrar estar apto para lidar com imprevistos do trabalho e também do comportamento do cliente. Tudo isso mantém o clima do lugar leve, fator essencial para a criação de um ambiente propício para que os procedimentos sejam realizados da melhor maneira. É importante analisar também a capacidade de o candidato trabalhar em grupo. Isso significa estabelecer uma relação em equipe que frutifique o crescimento mútuo. Dessa maneira, as dificuldades do dia a dia poderão ser superadas com mais facilidade.”
A identificação com a cultura do salão é um aspecto importante?
“É essencial. A pessoa tem de estar comprometida com o resultado daquele estabelecimento para o qual presta serviços. Portanto, seus valores individuais devem estar alinhados com os do salão. A falta desse alinhamento tende a diminuir o faturamento.”
Depois da contratação, como manter o equilíbrio de uma equipe?
“Existem alguns critérios para manter uma equipe forte. O primeiro é a aderência ao valor da organização. Quando isso ocorre, os colaboradores criam vínculos nos níveis formal e informal e se sentem acolhidos. Esse sentimento de pertencimento é a base para uma equipe alinhada e produtiva. O segundo ponto é o esforço para que os profissionais se sintam seguros ao realizar suas tarefas. Todos erram e isso tem de ser tratado com cuidado. Contornar as falhas e ensinar as pessoas a lidar com os erros enriquece o processo de aprendizado e reflete em profissionais mais seguros. Outro ponto importante é que os membros da equipe compartilharem um futuro em comum. Mesmo que as pessoas tenham um nível diferente de qualificação – e isso é muito saudável –, o grupo deve compartilhar o sentimento de que o negócio vai prosperar e que todos vão ser beneficiados.”
Qual o papel do líder em tudo isso?
“É imprescindível! O líder é quem dita as diretrizes da dinâmica de trabalho. Um aspecto muito importante a ser levado em consideração nessa relação é a necessidade de identificação da equipe com o gestor. Ninguém quer trabalhar com gênios intolerantes. Por isso, chefes que mostram uma atitude infalível acabam afastando as pessoas, o que enfraquece o time. É importante que haja certa distância entre o gestor e seus colaboradores, mas de forma humanista. Quando o gestor deixa transparente as suas vulnerabilidades, a equipe se mostra mais coesa e produtiva, pois se identifica com a liderança.
Décio Fábio de Oliveira Jr. ministrará a palestra “Inteligência sistêmica no salão: como criar e conduzir uma equipe de sucesso” e abordará muitas outras questões que ajudarão você, não só a contratar melhor, mas também a manter uma equipe unida, forte e, é claro, alinhada aos valores e cultura da empresa.
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Por Priscilla Arroyo
Imagens: iStock