Expectativa: salões de beleza em SP contam os dias para a reabertura
Há mais de 90 dias sem poder exercer as atividades, os empresários e profissionais de beleza estão na expectativa e contam os dias para a reabertura dos espaços de beleza em São Paulo que, nesta data (26), .
De acordo com dados da Associação Brasileira dos Salões de Beleza, são cerca de 300 mil estabelecimentos no Estado de São Paulo, sendo que 15 mil tiveram que fechar suas portas, gerando mais de 45 mil demissões no período. José Augusto Nascimento, presidente da ABSB, já havia reforçado que o setor estava pronto para trabalhar desde maio (veja matéria completa aqui). “Queremos trabalhar de forma correta, com protocolos de segurança”, disse no último mês.
Protocolos e cuidados extra
Enquanto aguardam o pronunciamento do governador João Dória sobre a volta dos salões e espaços de beleza, empresários, como Celso Kamura, proprietário da rede C.Kamura, já estão com prontos para a retomada com todas as medidas de segurança implementadas. “A limpeza do salão foi reforçada, tiramos a decoração e mantivemos o mais clean possível pra facilitar a limpeza e sanitização, que acontece a cada 15 dias. As poltronas estão com 2m de distância; tanto para profissionais quanto clientes é obrigatório o uso de máscara durante todo o atendimento e vamos aferir temperatura na entrada”, disse Celso.
E não é só isso: o empresário e cabelereiro das famosas vai oferecer à todo o time o teste para o Covid-19 para ter certeza de que podem voltar às atividades. “A gente nãoo vai conseguir recuperar o que deixou de faturar nesses três meses, mas entendemos que a vida vale mais e vamos seguir todas as orientação da OMS, de médicos infectologistas, do Sebrae. São 40 anos de história e estamos preparados pro novo normal, que vai ser o normal por um tempo”, declarou.
Orientação aos clientes
O Studio W também se prepara para a volta. A rede que conta com cerca de 750 profissionais e colaboradores tem divulgado em suas redes sociais os protocolos (veja aqui!) que deverão ser seguidos para esclarecer as dúvidas e orientar os clientes que visitam o salão.
Ansiosos pela volta, produziram também um vídeo explicativo para reforçar como será este momento e transmitir segurança à clientela. Confira e, mesmo que seu salão seja pequeno, você pode se inspirar para criar materiais que ajudem sua clientela a se sentir mais confiante na volta ao espaço. “Esses protocolos são acessíveis para todos os tamanhos de salão. Quanto mais chegar em mais salões, mais segurança vai ter para as pessoas trabalharem, nenhum cliente vai pegar, nenhum colaborador ou parceiro vai pegar [o Coronavírus] e, além disso, a gente vai conseguir combater a pandemia que está causando todo esse estresse no mercado”, disse Rosângela Barchetta, sócia-fundadora da rede Studio W.
Meu salão é pequeno, o que preciso fazer?
Além de seguir as orientações do Salão Seguro (baixe o material aqui!) e participar do curso gratuito de licença de reabertura de espaços de beleza desenvolvido pelos Sindicatos do setor (veja aqui como fazer!), tenha em mente que para uma reabertura com segurança, você precisará cumprir regras rigorosas e que não exigem grandes investimentos:
- Limpeza do espaço com maior frequência;
- Disponibilizar álcool em gel para profissionais e clientes;
- Uso de máscaras se torna obrigatório para todos durante todo o tempo de atendimento;
- Uso de aventais descartáveis;
- Realizar a higienização das estações de trabalho a cada atendimento;
- Manter cadeiras e lavatórios com distância de 1,5m;
- Fazer a higienização de ferramentas de trabalho, como escovas, pentes, tesouras, etc. a cada novo cliente;
- Não marcar clientes para o mesmo horário;
- Não permitir que cabeleireiro e manicure atendam a cliente ao mesmo tempo.
Para saber todos os cuidados e ajudar tanto colaboradores quanto a cliente, veja o material que preparamos aqui!
Por Redação
Fotos: iStock