Fundo de clareamento sem mistério
O colorista Marcos Riegel, coordenador educacional da Richeé Professional, ensina alguns truques para correção de um Bronde Hair . Aperte o play!
Entre a cor dos sonhos esperada pela cliente e o resultado propriamente dito existe um caminho a ser trilhado pelos profissionais coloristas. E parte desse caminho envolve um vasto conhecimento em colorimetria, matemática e química. E, para quem está se aperfeiçoando na área, ainda existe um assunto que intriga e confunde muita gente, que é o fundo de clareamento.
Responsável pela altura de tom que o cabelo irá revelar com a coloração ou descoloração, o fundo de clareamento tem grande influência no resultado que a cliente deseja. Não existe conhecimento sobre fundo de clareamento dissociado de altura de tom, que nada mais é do que a cor do cabelo, que pode ser natural ou uma cor resultante da aplicação de uma coloração.
É necessário que o profissional tenha um bom conhecimento sobre altura de tom para conseguir prever o fundo ou os fundos de clareamento que um cabelo pode revelar – sim, um mesmo cabelo pode apresentar várias nuances diferentes durante os processos químicos. Normalmente, a cor natural resultante do cabelo é marrom, o que diferencia é o tipo de mistura (feomelanina, que são pigmentos de vermelho a amarelo, ou eumelanina, pigmentos de marrom a preto) e a quantidade de melanina na fibra capilar.
“Um cabelo pode apresentar vários fundos de clareamento dependendo de como a coloração ou descoloração penetra nos fios. O estado atual do cabelo, produtos usados e outros processos químicos podem alterar a maneira e a intensidades que a cor é revelada no fio”, explica Marcos Riegel, hairstylist e coordenador educacional da Richeé Professional.
Quer entender, de forma prática, um pouco mais sobre fundo de clareamento? O expert ensina o passo a passo da correção de cor ao aplicar a técnica morena iluminada, utilizando como base o fundo de clareamento apresentado durante a descoloração. Saiba mais!
Por Janaína Alves
Captação de imagens e edição: Monique Carvalho