Gestão de salão de beleza: como ter um negócio mais lucrativo
Conseguir fazer a gestão do salão de beleza pode ser muito desafiador para a maioria dos profissionais da área, afinal, é preciso se dividir entre cortes, penteados, colorações, atendimento, organização do espaço, etc. Esses fatores fazem com que muitos empreendedores do ramo da beleza não deem a devida atenção que a função merece.
Mas acredite, um salão de beleza bem administrado é fator fundamental para que a lucratividade do negócio cresça. Entender fluxos de caixa, estoques, gestão de clientes, marketing, além de acompanhar as tendências de mercado, podem ser decisivas na hora de contabilizar um faturamento positivo.
Para te ajudar a compreender melhor a gestão do seu espaço de beleza, preparamos algumas dicas que vão orientá-lo a tomar decisões e ter um negócio mais lucrativo. Confira!
Pontos importantes para uma boa gestão de salão de beleza
Gerenciar um negócio de beleza é muito mais do que anotar lucros e despesas. É através dessa ferramenta que você vai construir históricos e perspectivas futuras para seu salão. Portanto, é indispensável que você conheça e aplique esses 4 pontos no seu espaço:
1- Atendimento e gestão de clientes
O bom atendimento dos seus clientes é o primeiro passo quando se fala em gestão do salão de beleza, porque, além de ser uma forte ferramenta de fidelização, são os clientes que levam o nome do seu negócio para outras pessoas e isso pode ser fantástico ou desastroso, dependendo da experiência que ele teve.
- Tenha uma boa gestão de horários para atendimentos e evite longas filas de espera;
- Capacite sua equipe para realizar bons atendimentos;
- Cultive ambientes agradáveis com cafezinhos, chás, bons produtos;
- Faça seu cliente se sentir especial no seu espaço, isso conquista até os corações mais difíceis.
Esses são detalhes que fazem seu salão se destacar e sair na frente da concorrência. Use isso a seu favor!
2- Controle financeiro
Mantenha um controle eficiente de tudo que você gasta e lucra, com histórico detalhado, estratégias futuras, com metas a serem alcançadas, isso vai tornar seu negócio mais lucrativo e fazê-lo crescer cada vez mais.
No mercado existem muitas ferramentas que ajudam nesse controle, entregando relatórios e projeções futuras, sendo ótimas aliadas para essa função de gestão. Procure a que melhor se encaixa nas suas necessidades e coloque em prática.
3- Marketing e divulgação
Sabe aquele ditado “quem não é visto, não é lembrado?”, ele nunca esteve tão certo e você precisa colocar isso em prática no seu salão. Captar e conquistar seu público através de ferramentas publicitárias não só funciona, como faz parte da sua imagem.
Invista em conteúdos digitais, promoções, divulgações pela sua cidade, monitore resultados, crie novas estratégias. Tudo isso faz parte do marketing e divulgação do seu negócio e, acredite, faz muita diferença.
4- Gestão de colaboradores
Entenda: sua equipe é mais que seu braço direito no salão, são todos os membros, cabeça e coração. Construir uma boa gestão junto à todos vai formar uma imagem forte para seu negócio e trazer referências do seu trabalho e dos seus colaboradores.
Mantenha bom relacionamento com todos, cultive uma liderança eficiente, desenvolva a união de sua equipe, para que você possa contar com todos na hora de encontrar soluções para os obstáculos e solucionar problemas que possam surgir.
Invista em treinamentos, evite sobrecargas, fique atento à saúde mental de cada um e aprenda a identificar oportunidades que possam contribuir para o crescimento do seu negócio.
Fique por dentro das tendências que fazem diferença
O ramo da gestão de negócios de beleza está em constante atualização e crescimento, principalmente com a pandemia do Covid19 que exigiu novos formatos de trabalho e gerenciamento de funções.
Isso fez com que novas tendências de gerenciamento virassem febre no meio dos negócios, trazendo resultados excelentes para quem aplica. Essas práticas envolvem:
- Uso de ferramentas de inteligência artificial;
- Liderança colaborativa;
- Marketing digital;
- Educação continuada;
Essas são as novas regras do mercado, que fazem a diferença para qualquer empreendimento. Estar por dentro de tudo isso vai ajudar você a desenvolver melhor a gestão do seu salão, além de contribuir para a descoberta de novas soluções e oportunidades para seu negócio.
Dica Bônus:
A melhor maneira de conquistar clientes e crescer o negócio é participar de cursos e aperfeiçoamentos com foco nas tendências e boas práticas de gestão. O Seminário de Gestão em Salões de Beleza da Beauty Fair é sua oportunidade de começar 2022 por dentro de tudo e sair à frente do mercado na retomada da economia do setor de beleza.
Participe deste grande encontro de empreendedores do mercado e tenha acesso às tendências, novidades, conteúdo aplicável e cases de sucesso em gestão. Vamos fomentar discussões necessárias e colocar na mesma mesa quem está fazendo a diferença no setor.
Na retomada do mercado, as pessoas que tiverem a gana e a competência para fazer o que os outros ainda não estão fazendo serão recompensadas com negócios prósperos e de alto valor. Faça parte deste movimento.
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