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Instagram para profissionais de beleza: como profissionalizar seu perfil em 5 passos

Home | Artigos | MUNDO BEAUTY FAIR | Instagram para profissionais de beleza: como profissionalizar seu perfil em 5 passos

3 de agosto de 2020
2571 Visualizações
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O Instagram se tornou o grande palco dos negócios de beleza no digital. Uma pesquisa promovida pela Socialbakers revelou que a plataforma gera ainda mais engajamento que o Facebook. Isso porque oferece, em uma ferramenta altamente visual, diferentes funcionalidades que são estratégicas para cada momento: feed, stories, IGTV, figurinhas animadas, etc. Mas para conquistar mais clientes e levá-los a confiar no seu trabalho, não basta ter um perfil na rede, é necessário mostrar muito profissionalismo.

Por isso, nós do app Ahazou, iniciamos uma parceria incrível com a Beauty Fair, para levar você, profissional do ramo de beleza, a turbinar suas redes sociais e construir uma presença digital impecável. Nosso propósito é empoderar cada empreendedor em sua jornada e, nesta série de posts que se inicia hoje, decidimos começar por “arrumar a casa”. Confira nossas dicas para profissionalizar seu perfil no Instagram!

 

  1. Crie uma conta comercial no Instagram

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Qualquer um pode manter uma conta comercial no Instagram, mesmo que não tenha CNPJ. Inclusive, se você tem um perfil pessoal, pode trocar por uma conta comercial sem que haja perda de seguidores. Esse tipo de perfil permite que você possa promover suas publicações e tenha acesso a dados valiosos sobre o comportamento dos seus clientes na rede social.

Informações como o alcance (número de perfis que viram seu post), impressões (total de visualizações do conteúdo), média de vezes que seus seguidores acessam o Instagram por dia, número de usuários que clicaram no link da bio ou salvaram um post seu, dados demográficos como gênero, idade, país e cidade dos seus seguidores, são oferecidos somente à conta comercial.

Todos esses dados são fundamentais para você conhecer melhor o seu público e te ajudarão a tomar decisões importantes como quais dias e horários postar, qual tipo de conteúdo funciona e quais formatos geram mais engajamento.

 

  1. Capriche nas informações da bio

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A bio é o “cartão de visitas” da sua página. É lá que estão os seus dados mais relevantes em um primeiro contato com o cliente. Para profissionalizar seu perfil no Instagram, sua bio deve estar impecável. Por isso, crie uma descrição clara e criativa do seu negócio, em apenas uma frase. Depois, parta para os recursos que uma conta comercial no Instagram oferece:

  • Se você tiver um ponto comercial, não deixe de preencher seu endereço. Dessa forma, sua localização será clicável e o cliente terá mais facilidade para localizá-la num mapa.
  • O Instagram permite que você coloque um website na sua bio. Nesse recurso, explore seu link mais importante. Por exemplo, se você quer turbinar seu e-commerce de produtos de beleza, coloque o link da loja. Se trabalha com hora marcada ou mantém um grupo de discussão, coloque o link direto para seu Whatsapp ou Telegram.
  • Não deixe de incluir seu número de telefone no campo de contato. Assim, seu cliente poderá ligar ou enviar mensagem com apenas um clique.

 

  1. Publique no feed e nos stories

 

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O feed é como a vitrine do seu trabalho (ou do seu salão). Para profissionalizar seu perfil no feed do Instagram, escolha imagens de alta qualidade, impactantes, que chamem atenção. Escreva as legendas com um conteúdo interessante para seus clientes, faça perguntas e estimule seu público a comentar e interagir. Ah, e não
esqueça: use hashtags!

Nos stories, você pode ser mais informal e, ao mesmo tempo, falar mais de um assunto introduzido no feed. É através dele que você mantém o contato diário com seus clientes e pode ser lembrado todo dia. Seja publicando uma mensagem de bom dia, fazendo uma enquete ou criando proximidade com um registro de bastidor, ou seja, uma foto ou vídeo que gere curiosidade.  É uma grande oportunidade de mostrar como você e sua marca são autênticos, aumentando a intimidade com o público. Como o conteúdo é mais passageiro, já que ele some em 24h, não tem problema se não você não dispor de um cenário ou uma câmera ideal. A improvisação do cotidiano tem tudo a ver com esse recurso.

Além disso, abuse dos recursos do Instagram: perguntas, enquetes, testes, contagem regressiva, entre outros. Isso permitirá que seu público se engaje mais no seu conteúdo e, de quebra, o Instagram valorizará ainda mais o seu perfil.

Por fim, não esqueça de ser constante. Tanto no feed quanto nos stories, é importantíssimo manter uma boa frequência de postagens. Quanto mais regular você é no Instagram, mais o algoritmo dele considera o seu perfil como um perfil de qualidade. Por isso, procure postar ao menos uma vez ao dia no feed e abuse à vontade dos stories. A recomendação dos especialistas é que, neste último, sempre tenha algum conteúdo no ar.

Nesse post, falamos um pouco mais sobre o que deve ser postado no feed e nos stories.

 

  1. Crie destaques

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Os destaques são recursos que permitem ao seu cliente entender o que você faz de maneira clara e persuasiva. Para profissionalizar seu perfil no Instagram, essas informações devem ser priorizadas de acordo com seu negócio. Por exemplo, é natural que um salão especializado em maquiagem e penteado, faça um destaque para cada um desses serviços. Assim, seu cliente confiará muito mais em um resultado satisfatório. Por outro lado, em tempos de pandemia, é interessante criar um destaque mostrando os cuidados que está tomando durante o atendimento.

Para criar um destaque, basta ir no seu perfil, clicar no círculo com um + no centro e escolher os posts que são importantes para aquele tema. Não se esqueça que só pode ir para os destaques aqueles conteúdos que já foram compartilhados nos stories. Então, se você nunca publicou algo sobre o assunto escolhido para destacar, é só colocar em prática e compartilhar nos stories.

Não esqueça que, ao observar o comportamento do seu público, ficará cada vez mais claro o que colocar nos seus destaques, mas aqui vão algumas dicas interessantes para você dar aquele pontapé inicial:

  • Dúvidas frequentes de clientes
  • Serviços (cada um em um destaque diferente: corte, iluminação, makeup, penteados, spa, tratamentos, etc)
  • Dicas do dia a dia
  • Depoimentos de clientes
  • Aulas e cursos
  • Informações gerais (horários de funcionamento, formas de pagamento, etc.)
  • Produtos usados e/ou vendidos

 

  1. Interaja com seus seguidores

 

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Para profissionalizar seu perfil no instagram é necessário interagir. Responda aos comentários e DMs (mensagens privadas) de seus clientes o quanto antes, faça perguntas instigantes que seus seguidores queiram responder e os motive a continuarem engajados com seu conteúdo.

Dessa forma, o Instagram entende que seu conteúdo é relevante e mostrará para cada vez mais pessoas. Nesse post, damos algumas dicas para você interagir com seus clientes nas redes sociais.

 

  1. Produza um conteúdo relevante e não esqueça da frequência

 

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Seus clientes só continuarão nessa parceria se seu conteúdo for realmente interessante e frequente para eles . Por isso, crie posts que sejam instigantes, publique diariamente e torne seu perfil inesquecível. Caso você esteja no corre e não dê conta de produzir publicações diárias, vale a pena baixar o app Ahazou.

Nele você encontrará posts prontos específicos para profissionalizar seu perfil no Instagram e tem acesso a um calendário semanal com recomendação de postagens.
O app trabalha com barbearia, cabelo, estética corporal e facial, cílios e sobrancelhas, manicure e pedicure, maquiagem, depilação e muito mais. Os posts já vem completos, com imagem, legenda e hashtags e você só precisa escolher e compartilhar. Pronto, em apenas 3 minutos por dia você turbina suas redes sociais!

Para experimentar grátis, clique aqui.

 

Gostou das dicas? Conta pra gente o que você tem feito para profissionalizar seu perfil no Instagram 🙂

 

Por Ahazou
Imagens: Giphy

 

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