Manifestação consciente de profissionais: saiba mais sobre a ideia

Ato em Campinas reuniu cerca de 200 pessoas de salões e profissionais da beleza nesta terça-feira (16)
Manifestação consciente de profissionais e estabelecimentos de beleza da cidade de São Paulo. É dessa forma que os sindicatos Beleza Patronal e Pró-Beleza, com o apoio de inúmeras instituições, empresas e representantes do setor, fazem a convocação de profissionais da área da beleza para este ato que acontecerá no dia 18 de junho, às 14h, na Avenida Paulista, em frente ao MASP.
A reunião de profissionais desta quinta-feira (18/06) faz parte de uma série de ações que estão sendo realizadas para mostrar aos governantes que o setor de beleza está preparado para voltar as suas atividades. Em São Paulo, por exemplo, os salões e espaços de beleza ainda não estão autorizados a abrir suas portas (veja mais aqui!) nem receber clientes e também não há previsão para isso.
“A ideia é mobilizar e sensibilizar o governo do Estado de SP. Temos uma expectativa de ter, pelo menos, 800 pessoas [na manifestação]. Queremos sensibilizar para que o setor de serviços seja igual ao de comércio, que estejamos na mesma fase. Se o comércio pode trabalhar, nós podemos trabalhar porque temos protocolos tanto ou mais seguros do que o próprio comércio. Essa é a nossa mobilização para que nosso protocolo nos dê amparo para iniciar as atividades junto com o comérico que já está funcionando”, reforça José Augusto Nascimento, presidente da Associação Brasileira de Salões de Beleza.
Consciência
Quem puder participar da manifestação, precisará estar no local informado devidamente paramentado: máscara, avental descartável e álcool em gel são alguns dos itens considerados obrigatórios. Veja outras orientações na imagem a seguir:
Alinhamento geral
Enquanto em algumas cidades a retomada já aconteceu, em diversos lugares as manifestações também têm feito parte da nova rotina dos profissionais de beleza que precisam voltar às atividades para manter seus negócios e renda. Alguns dados revelam a situação atual dos profissionais e empresários de beleza: 18,8% dos estabelecimentos de beleza faliram e quase cinco mil postos de trabalho já foram perdidos somente no Estado de São Paulo.
Assim, nesta terça-feira (16), foi realizada uma manifestação em Campinas, interior de São Paulo, organizado pelo Beleza Sindical, que tem Márcia Cia como diretora jurídica tanto do Beleza Sindical (Campinas) quanto do Pró-Beleza (São Paulo). O ato reuniu cerca de 200 pessoas, entre profissionais e empresários do setor de beleza.
Em entrevista para o jornal Correio (veja reportagem na íntegra aqui), Márcia ressaltou: “Organizamos esse movimento como forma de protesto contra o Governo do Estado, que não reconhece o setor de serviços de beleza como sendo essencial. Todos os salões e profissionais de beleza da cidade foram convidados para participar do protesto. Nós sabemos que estamos num momento de pandemia, mas a necessidade do setor gritar por justiça para poder estar aberto, junto com os demais setores da economia, falou mais alto”.

Márcia Cia (à esquerda) e outra profissional da área devidamente paramentadas na manifestação em Campinas
Por Fabíola de Freitas
Fotos: Divulgação