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Home | MEU NEGÓCIO | Pós-NRF promove insights sobre mercado de varejo no novo normal

Pós-NRF promove insights sobre mercado de varejo no novo normal

10 de fevereiro de 2021
274 Visualizações

Evento promovido pela Beauty Fair aconteceu de forma híbrida e reuniu grandes nomes da indústria de varejo.

 

Na manhã dessa terça-feira (9), a Beauty Fair realizou mais uma edição da Pós-NRF na Expo Center Norte, em São Paulo. O evento, voltado para os grandes varejistas do mercado mundial, aconteceu excepcionalmente de forma híbrida devido à pandemia da COVID-19, mas não deixou a desejar no quesito conteúdo, com atualizações das tendências de mercado de varejo nacional e internacional. 

Já na abertura do evento, César Tsukuda, CEO da Beauty Fair, ressaltou a importância do debate sobre o cenário de retomada das empresas, principalmente pelo caráter relacional que tem o mercado da beleza. “Quem acha que o varejo físico está acabando se engana, ele segue forte. Precisamos nos reinventar na multicanalidade, todo mundo teve que se movimentar para a área digital”, afirmou. 

Durante uma palestra com o especialista em estratégia comercial Luis Lobão, pudemos ter alguns insights relacionados às tendências desse novo mercado em transformação. “É preciso focar na utilização de modelos ágeis, com equipes pequenas, autodirigidas e multifuncionais. Essa é a nova forma de atuar nesse mundo em transformação. É ter um ecossistema de negócios”, relatou.

 

Cases de sucesso e ecossistema de negócios

Continuando os insights do mercado de varejo, tivemos a palestra do Júlio Takano, sócio-diretor da KT Retailing, que apresentou três cases de sucesso do segmento de beleza – Sally Beauty, Ulta Beauty e Walgreens Pharmacy que exemplificam a ideia de ecossistema de negócios, auxiliando a entender melhor a aplicabilidade no nosso contexto nacional, ou seja, como partir da teoria para a prática compreendendo o varejo 360º. 

Questões como a importância da omnicanalidade – a comunicação planejada e integrada em todos os canais –, além do treinamento do capital humano, que se faz necessário para uma mudança de mindset de adaptação a essas novas tecnologias, foram pautas levantadas durante a palestra. 

Para encerrar o primeiro bloco de conteúdos, os participantes tiveram  um debate entusiasmado com grandes referências do varejo. Contamos com a presença remota de Edison Tamascia, diretor-residente da Febrafar – Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias; também com Carlos Corrêa, Superintendente da APAS – Associação Paulista de Supermercados; e André Friedheim, Presidente da ABF – Associação Brasileira de Franchising.

 

Mudanças no digital e no físico

O trio trouxe relatos de como seus segmentos conseguiram enfrentar a pandemia e se adaptar ao novo cenário, principalmente no quesito transformação digital com o uso de tecnologia como suporte para vendas e conexões reais. Além disso, investir no empreendedorismo se tornou uma alternativa segura aos que precisaram enfrentar o desemprego.  

“A inovação no canal de venda é essencial, agora a loja vai até o consumidor. Houve uma transformação de seus vendedores em microinfluenciadores graças à revolução digital causada pela pandemia”, afirmou André.

No encerramento do evento, pudemos ter um bate-papo com três outros grandes nomes do varejo de beleza, Marina Coutinho, da Mundo Cabeleireiros, Fábio Kai, da Leo Cosméticos e Gabriel Sacilotto, da Danny Cosméticos. A conclusão é que pouco sabemos sobre o futuro dos novos consumidores de beleza, mas a certeza é que eles estão abertos para grandes novidades. 

“Hoje, tudo tem que ser feito de forma mais ampla, em vários canais, para atender diversos públicos. Ainda não sabemos quem é essa nova consumidora depois da pandemia, mas sabemos que o ser humano gosta do que é fácil. Adaptar-se a novas propostas de soluções é essencial, todo mundo quer facilidade. Cada vez mais estaremos conectados com a indústria para construir novas soluções”, comentou Marina. 

Com o evento, pudemos entender que a tecnologia é aliada de processos e relacionamentos com os clientes, mas que a presença humana e empática por trás dos meios tecnológicos continua se mantendo essencial. A visão do mercado de beleza enquanto propósito, mais do que vender produtos e serviços, precisa estar alinhada com a ideia de oferecer bem-estar aos seus consumidores. 

Se pudéssemos resumir tudo o que foi falado durante o evento em 12 tendências para o varejo ficar de olho neste ano de 2021, elegeríamos esses tópicos abaixo:

  1. Tecnologia como aliada de processos e do relacionamento com o cliente;
  2. A importância da omnicanalidade, ou seja, a comunicação planejada e integrada em todos os canais (físicos ou digitais);
  3. Live commerce, um formato de loja tecnológico, com conteúdos interativos em tempo real;
  4. Autoatendimento, através da economia de baixo contato, ou seja, o cliente cada vez mais fazendo ele mesmo a compra sem pontos de fricção;
  5. Treinamento do capital humano, afinal é necessário uma mudança de mindset para a adaptação a essas novas tecnologias;
  6. “Clique e retira”, uma prática que se desenvolveu com a pandemia que une a compra digital com a retirado do produto na própria loja, otimizando tempo e logística;
  7. “Drive thru”, uma prática já conhecida, que com a pandemia foi adaptada para todos os segmentos e com isso, têm-se um novo olhar sobre o estoque/deposito;
  8. “Cartão fidelidade”, uma ferramenta também já conhecida, mas com a pandemia ressaltou-se a importância da fidelização e da oferta de benefícios para além da própria compra;
  9. Lojas como microinfluenciadores e produtores de conteúdo, também como uma forma de engajamento e fidelização dos clientes;
  10. Associação entre fornecedores e lojistas buscando soluções em parceria para retomada do mercado;
  11. A visão da beleza enquanto propósito, mais do que vender produtos e serviços, os varejistas devem ofertar bem-estar;
  12. Por fim, a importância da experiência do cliente, de proporcionar uma degustação de produtos e serviços ainda que de forma digital, pois estes estão mais abertos a uma troca de marcas.

 

Por: Redação

 

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