Pós Web Summit destaca inovação e valoriza as relações humanas
Evento realizado pela Beauty Fair com curadoria da Oasislab abordou os insights da maior conferência de tecnologia do mundo
Realizado nesta terça-feira (08), o Pós Web Summit 2020, evento destinado a líderes do setor de varejo de perfumaria, garantiu aos espectadores uma manhã de insights proporcionados pela parceria da Beauty Fair e a Oasislab, que fez a curadoria do conteúdo do Web Summit, realizado em Lisboa, Portugal, entre os dias 2 e 4 de dezembro, e considerada a maior conferência de tecnologia mundial, para transmitir os principais insights aos espectadores. Para ver (ou rever) o ciclo de palestras na íntegra, clique aqui.
Cesar Tsukuda, diretor-geral da Beauty Fair, abriu o evento falando sobre desafios e tecnologia, algo imprescindível nos tempos atuais, mas que não exclui a necessidade de se manter as relações humanas vivas. “O desafio dos empreendedores e executivos é saber conciliar o mundo digital com o mundo físico, potencializando o melhor de cada um e melhorando a performance dos nossos negócios através destes dois canais de venda e de comunicação”, disse.
Durante evento, realizado de forma virtual, ele ainda reforçou que a transformação digital não nasceu na pandemia, mas que seu processo foi acelerado neste período e que não existe escolher fazer parte ou não do mundo digital, já que os consumidores estão cada vez mais exigentes e entendendo o propósito das empresas e das marcas. Antes de finalizar, Cesar ressaltou que já acreditava em alguns valores antes da pandemia, mas que neste período, o aprendizado foi maior. “O valor das relações humanas, antes dos negócios, está na frente. O durante e o pós-pandemia mostrou e continuará mostrando isso, a importância das relações nos nossos negócios”, disse.
Helio Biaggi, co-fundador do OasisLab e presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira do Varejo, falou sobre a curadoria do conteúdo, feita em poucos dias para garantir atualização de forma rápida e com qualidade à audiência. “O evento reúne mais de 100 mil participantes. Em 2020, em função da pandemia, foi todo digital. Foram 104 mil participantes; em 2019 foram 80 mil. Esses 104 mil participantes tiveram a oportunidade de olhar, estudar e entender uma série de assuntos distribuídos numa cadeia de verticais diferenciadas, que totalizaram cerca de 1100 palestras, transmitidas em mais de 60 países”, afirmou.
Cliente em foco sempre
Guga Schifino, empresário e curador da NRF, reforçou que, como negócio, é preciso montar uma lógica que beneficie produto e cliente ao mesmo tempo. “É preciso ter empatia com os clientes. Mostrar seu verdadeiro propósito e porque sua atividade no mundo digital é importante para eles”, disse.
Outro destaque de sua apresentação foi o tema criatividade. “Criatividade é a nova produtividade e conversa muito com o novo ambiente de trabalho. É um novo modelo de negócio. Os colaboradores de criação e arte têm uma responsabilidade muito grande ao provocar a melhora visual. Eles também são responsáveis por pensar nas soluções de problemas de forma criativa”.
Guga ainda falou sobre a performance, considerada a nova moda na era digital. “É preciso ter uma iniciativa dentro do digital para usar a tecnologia a seu favor, para expandir seu negócio e gerar conhecimento”.
O digital se mistura com o real
Fabiana Estrela, fundadora da Estrela Franquias, participou ao vivo dos estúdios e repassou uma série de informações que coletou ao longo dos dias de Web Summit. Ela afirmou que é preciso saber trabalhar com a tecnologia. “A tecnologia, como toda ferramenta que traz poder, ilumina tanto o lado da luz, quanto o lado das sombras”, disse.
Os trabalhos feitos de casa e o cliente também foram assuntos abordados. “O home office gerou uma hiper aceleração da sociedade. As entregas são tão rápidas que não conseguimos nos conectar com o mundo real. A empatia surge como uma virtude mais necessária do que nunca para gerar conexões verdadeiras”, disse ela que afirmou ainda que nós, como seres humanos, também somos omnichannel. “Ou seja, um pouco digital e um pouco real”.
Atender melhor e sempre
Tiago Mello, CEO da DWZ, marca de moda fast fashion feminina, e CEO da Blue Stone, empresa que presta consultorias, reforçou, em sua apresentação, que na era da inteligência, vivida atualmente, o que se sobressai é o serviço prestado ao cliente e não o produto que ele irá comprar. “Nós vivemos num mundo de plataformas, é preciso aprender a trabalhar com elas de uma forma ativa”, disse.
Em relação aos dados, tão importantes para todas as empresas, Tiago foi categórico: “Você não vai ter dados se não tiver confiança da sua base de consumo. A confiança é o novo petróleo, é o que move as novas relações digitais”.
Conexões
Finalizando a manhã de conhecimento, Ubirajara Pasquotto, CEO da Cyberlar; Fernanda Dalben, diretora de marketing da rede de Supermercados Dalben; Fabiana Estrela, fundadora da Estrela Franquias; e Cesar Tsukuda, diretor-geral da Beauty Fair, participaram de uma rodada de bate-papo.
Alinhado com o discurso inicial de Cesar Tsukuda, Ubirajara Pasquotto reforçou a importância das relações no pós-pandemia. “A conexão humana se tornou mais importante do que antes. Ela será o grande mediador da nossa relação com as pessoas. Toda a ciência que estamos desenvolvendo é para melhorar a conexão humana”, disse.
Já para Fernanda Dalben, além da importância das relações, reconhecer o propósito da marca tem se destacado nas mudanças que o novo normal trouxe. “A pandemia fez a gente olhar pra dentro, em como a marca que eu represento hoje pode contribuir para a sociedade, seja para o público interno ou externo. É isso que me motiva”, disse.
Para finalizar o bate-papo, Cesar Tsukuda trouxe uma reflexão acerca de como vai ser a relação da sociedade com a tecnologia depois que a fase pandêmica passar. “A tecnologia é uma realidade sem volta e a vida é muito melhor com ela. Ela é responsável por estreitar relações, não distanciar. Eu acho que o que está na moda, acima de qualquer tecnologia ou rede social, é saber se relacionar”.
Por Redação
Fotos: Divulgação