Softwares de beleza: parceiros dos gestores
É impossível falar de gestão e suas melhores práticas sem aliar tecnologia, mobilidade e inovação que os softwares integrados trouxeram ao mercado da beleza. As novas ferramentas não só facilitaram a vida dos gestores e profissionais com suas funcionalidades, como são consideradas importantes aliadas para o relacionamento com o cliente.
No mercado há oito anos e, hoje, conhecida como a maior empresa de tecnologia B2B para o mercado de beleza, a AVEC surgiu com o Salão VIP, com foco somente em agendamento online, e expandiu sua tecnologia através de lançamentos inovadores e cases de sucesso. “Em 2013, quando nascemos, nos deparamos com um fato; uma categoria de serviços tão vital para a economia do país ainda estava atrasada tecnologicamente em relação a todos os outros setores no Brasil. A partir daí, unimos os pontos de vista dos gestores, profissionais e consumidores e criamos uma solução com diversas ferramentas para ajudar o setor de beleza e bem-estar a prosperar”, conta Claiton Camargo, head de expansão da AVEC, que atua no mercado de beleza há 20 anos.
Com mais de 50 mil estabelecimentos já cadastrados em sua base de dados, entre salões de beleza, barbearias, clínicas de estética, spas, esmalterias, entre outros segmentos, a AVEC trabalha três pilares importantes em suas ferramentas: gestão, marketing e financeiro, que auxiliam na gestão do espaço de beleza e, consequentemente, no aumento do faturamento.
“Sabemos, melhor do que ninguém, o que se passa no dia a dia do profissional e do gestor de beleza e é isso que nos faz estar sempre um passo à frente. Não é fácil atrair e atender bem os clientes, fazer diferente e melhor do que a concorrência, gerir muitas e diferentes pessoas, calcular inúmeras comissões, impostos e muito mais. Além de tudo isso, sem ajuda de ninguém e com o banco atrapalhando. Pensando em tudo isso, criamos uma plataforma completa, que une diversos produtos que resolvem todos os problemas. São produtos de ferramentas de marketing, aplicativo de agendamento online, sistema de gestão com soluções integradas de pagamento a conta digital e cartão de crédito. Tudo isso para facilitar a vida do profissional e gestor”, relata o administrador.
Tecnologia nos três pilares
O Duo +, salão de beleza com duas unidades em São Paulo, utiliza o Sistema da AVEC desde 2016. “Consideramos o melhor software do mercado e utilizamos todas as ferramentas. As de gestão, por exemplo, nos possibilita um entendimento de quanto entra e quanto sai, cuidando melhor do nosso financeiro e fluxo de caixa, pois com a nossa solução de pagamento, tudo está integrado, então economizamos tempo e ganhamos em produtividade pagando nosso profissionais em um único clique. Além de economizar com taxas de TEDs/DOCs e redução de impostos”, comenta Saulo Abrahão, que divide a gestão do Duo + com Luiz Ferraz.
Segundo o gestor, as ferramentas de marketing também se destacam, pois há possibilidade de utilizar uma gama de opções a custo zero, como disparo de SMS, campanha de e-mail marketing, programa de fidelidade e vale-presentes, agendamento online através de site exclusivo, WhatsApp e redes sociais, como Facebook e Instagram.
Claiton Camargo acredita que, além dos pilares gestão e marketing, as facilidade de pagamento também são primordiais. “Oferecemos soluções de pagamento integrada (maquininha) com o cálculo de comissão automática dos profissionais através de um único botão pagar todos, conta digital para o seus profissionais sem custo de TED/DOC, cartão para toda a sua equipe sem anuidade e sem análise de crédito”, pontua.
Educar para prosperar
Sabemos que mesmo em 2020, com a gama de softwares que oferecem soluções para os salões de beleza, muitos ainda utilizam planilhas de controle, agendas para marcações e controle de estoque sendo feito, literalmente, na ponta do lápis. Claiton reitera a importância da educação e informação para o crescimento do setor.
“Fizemos uma pesquisa em nossos canais e constatamos recente crescimento de 3% em relação a quantidade de salões de beleza que saíram do papel e agora possuem sistemas. Isso mostra que os clientes e pessoas estão cada vez mais conectados e usando a tecnologia a seu favor, quem não estiver nessa vibe ficará para trás. Mas temos muito ainda para trabalhar dentro desse segmento. Nossa preocupação é educar, mostrar o caminho e fornecer as ferramentas para o sucesso do setor de beleza no Brasil e na América Latina”, disse Claiton.
Ele também reforçou a importância de um portal, a Universidade da Beleza, que foi lançado em 2013, com diversos conteúdos e embaixadores do mercado para tratar de vários temas. “Tudo isso está ligado a nossa solução. Pois, não adianta você ter a teoria, se não consegue colocar na prática. Como a nossa solução é totalmente SaaS, dentro da própria plataforma é possível que o cliente entre em contato com o nosso time de relacionamento e tenha toda as suas dúvidas esclarecidas, além de contar com uma FAQ totalmente atualizada e vários vídeos-aula dentro de cada módulo, tudo simples, fácil e prático”, ressalta.
Redes sociais, canais como o do YouTube – que também são explorados através de vídeos com treinamentos e histórias de sucesso de vários clientes – e participação nas feiras, que sempre trazem as novidades para o mercado da beleza, voltaram a ser prioridades na AVEC. “Em 2019 retornamos para as feiras após termos ficado quatro anos de fora. Achamos que era o nosso momento, voltamos com força total e para mostrar a força da nossa revolução digital, trazendo todas as nossas soluções. A Beauty Fair contribuiu demais para mostrarmos para o mercado o poder da nossa marca, o nosso estande foi um sucesso, 130 m² de muita informação e novidade, trouxemos nossos embaixadores para dar consultorias express de 20 minutos, que lotaram o estande. Finalizamos com mais de 250 novos clientes, sucesso total”, relembrou.
Sede de novidades
O mercado da beleza é dinâmico e é preciso estar atento, já que todo dia um novo dispositivo é lançado e a velocidade da informação é aumentada com as redes sociais. “A AVEC não para. Todas as terças-feiras lançamos alguma novidade, pois como o nosso produto evolui, disponibilizamos prints semanais dos lançamentos. As nossas redes sociais, portal e a rede de embaixadores não para de crescer, sempre estamos trazendo os melhores profissionais do mercado para estarem conosco, acabamos de fechar a parceria com a mais nova embaixadora, sem contar os conteudistas do nosso Universidade da Beleza”, comemora Claiton Camargo.
Entre os projetos destacados pelo head de expansão estão o AvecNaEstrada, que já está em sua 5ª edição; o lançamento do o AVECPass, um novo conceito de levar clientes para os estabelecimentos de beleza; e o Avecshop, um marketplace, onde profissionais podem receber comissão pela venda de produtos que indicaram. “Tudo o que a AVEC quer é levar cada vez mais informações valiosas para o mercado, educar os gestores e fazer com que todos os nossos clientes utilizem toda as nossas soluções de fato. Somos uma empresa de pessoas, feita para pessoas”, orienta.
No Wish Salão de Beleza, liderado pela empresária Tabata Nesi, a funcionalidade AVECPass, tem sido amplamente utilizada. “É possível realizar a compra de uma assinatura de serviços, que dá um bônus de até 50% todo mês, e o cliente pode realizar o agendamento do serviço para uma data futura, a critério dele. Neste caso, a AVEC já paga o profissional responsável pelo procedimento na hora, mesmo que o cliente ainda não tenha utilizado”.
Conselhos de gestão
Para finalizar, o administrador aponta erros comuns que gestores cometem na administração de seu salão, que geram prejuízos e impactam o sucesso da companhia. “O primeiro é não ter definida sua missão, visão e seus valores. Isso deixa a empresa, perante a sua equipe, totalmente desorientada, ou seja, a empresa e a equipe deveriam estar olhando para a mesma direção e isso não é a realidade da maioria dos estabelecimentos de beleza. O segundo é na gestão administrativa e financeira – a maioria não sabe quanto entra e quanto sai, se o seu negócio da lucro ou não, não sabem cobrar e é muito mais fácil eu montar a minha tabela de preço com base na tabela do vizinho, sem colocar em consideração todos os seus custos fixos e variáveis – e isso automaticamente influencia nas comissões altas pagas aos profissionais sem considerar esses custos”, diz.
Em relação ao terceiro, Claiton reforça que é o mais importante e está na gestão de estoque e de pessoas. “Não colocam na ponta do lápis os custos de aquisição e qual é a margem de contribuição que é preciso ter desse produto na venda, considerando todos os custos e comissões da equipe, além de não considerar esses valores em serviços que utilizam determinados produtos. E, claro, o controle de estoque bem definido, contagem semanal, inventário, etc., pois são produtos caros que, em caso de perda ou furto, o estabelecimento leva um prejuízo. Não ter regras de contratação e de desligamento, metas claras e bem definidas para a toda a sua equipe, também atrapalha”, comenta.
Por Carolina Altheman
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