Tecnologia para melhorar a eficiência da sua gestão
Parece básico, mas algumas dicas podem fazer sua produtividade aumentar e, consequentemente, trazer mais clientes e lucro para seu negócio

Essas foram algumas das dicas que fizeram parte da palestra “Como a tecnologia pode melhorar a eficiência da sua gestão”, ministrada pelo contabilista Jacob André Gomes Vicente durante o #Salão Digital (veja mais aqui!), realizado durante a Beauty Fair.
Jacob André é diretor executivo da GlobalNet Contabilidade, professor de Tributos no e-commerce ComSchool e membro do Conselho Executivo ABComm e a primeira lição que ele ensina é: tecnologia nem sempre é sinônimo de informática. É claro que automatizar seu negócio irá trazer produtividade e agilidade para sua demanda, mas não é só isso. “Existem muitos salões que no momento não podem ainda dispor financeiramente destas ferramentas. Tecnologia é processo. Tenha processo de trabalho e verá seu salão mais lucrativo”, diz o especialista.
Como fazer
Para ser mais eficiente, Jacob André recomenda que os gestores tenham um cuidado maior com alguns pontos. “Envolva seus colaboradores no processo de trabalho fazendo workshops. Outra dica é controlar seu financeiro através de um fluxo de caixa. Esse é o segredo”, afirma. “Com as tecnologias funcionando no seu salão, irá ser palpável sua melhora em gestão. Por exemplo: com um bom programa de fluxo de caixa, você saberá qual a perspectiva de seu futuro e, antes que ele chegue, já terá tomado ações necessárias para evitar qualquer problema”, completa.
Mas atenção: para que a tecnologia ajude a melhorar a gestão do seu negócio é importante capacitar seus colaboradores. “O erro no processo de trabalho, por exemplo, no fluxo do caixa, a falta de lançamento ou de algum dado poderá ter um impacto negativo enorme”, avisa.
Durante palestra no #SalãoDigital, Jacob André também falou como a tecnologia bem usada melhora o fluxo do salão ou do seu empreendimento. “Quando as coisas vão bem, tudo vai bem, inclusive a circulação de pessoas e de novos clientes. Com tempo extra para a gestão, as ideias aparecem e o que era plano se torna realidade ao ser colocado em prática”, detalha o especialista que também é formado em Tecnologia da Informação.
Por Katia Deutner
Fotos: iStock e Diego Marcos