Tik Tok é febre no mercado de beleza
Durante a pandemia, tem sido notável o crescimento do uso da rede social Tik Tok. O aplicativo permite gravar vídeos curtos, geralmente com dublagens musicais, danças, clipes, filtros ou cenas de humor. Mas se engana quem pensa se tratar apenas mais um recurso de entretenimento. Pelo contrário, ao perceber seu potencial, empresas e profissionais passaram a usá-lo como estratégia de mercado.
Um dos grandes diferenciais do Tik Tok é, sem dúvida, o jeito como o aplicativo foi construído. No menu “Descobrir” aparecem as hashtags mais populares do momento, onde vídeos de pessoas famosas ou desconhecidas podem ser encontrados. Com o tempo, cada vez mais a rede social passou a ser reivindicada por profissionais de beleza, que exibem seus produtos e serviços de forma criativa e eficiente.
Protagonismo da beleza
No universo da beleza, basta passear alguns minutos pela rede social para ser inundado por técnicas, produtos, tutoriais e marcas-desejo do momento. Não por coincidência, o aplicativo se tornou uma ótima maneira de fazer marketing e criar estratégias para alavancar o número de clientes. É por isso que muitos profissionais da beleza investem na criação de conteúdo para disseminar seus trabalhos.
Os números alcançados pelas empresas na plataforma chegam a ser chocantes. A marca de skincare The Ordinary revelou que seus vídeos de “antes e depois” renderam um aumento de 426% nas vendas de um de seus produtos, segundo relatório divulgado pela própria marca. Por sua vez, a Fenty Beauty, marca de maquiagem da cantora Rihanna, acumula quase 800 mil seguidores e gera engajamento diário.
Mas não são só as grandes marcas que tem vez. Pelo contrário, a natureza mais democrática do algoritmo da plataforma – o robô por trás do funcionamento – permite que cabeleireiros, maquiadores, manicures e outros profissionais da área alcancem maior visibilidade que repercute também nas redes sociais mais estabelecidas como Facebook e Instagram. É o caso de Renan Wilker e Guilherme Partichelli, que tem se mostrado versáteis em suas atuações no aplicativo.
Dicas para profissionais de beleza no Tik Tok
O Tik Tok é uma rede social muito pautada na imitação e multiplicação de um mesmo tipo de conteúdo. Isso significa que, caso você veja um vídeo interessante, não só pode adaptar para a sua realidade, como é justamente isso que é esperado por seus usuários. Dessa forma, para ter ideias, basta navegar por hashtags da área, como #beleza #salãodebeleza #maquiagem #manicure #cabeleireiros, e se inspirar.
Em vídeos curtos, você poderá dar dicas aos clientes, falar dos sentimentos do profissional de beleza, mostrar o resultados dos seus serviços, apresentar transformações, indicar produtos, tudo embalado pelas músicas e áudios que são tendência.
No Tik Tok, também é importante que você faça uso de hashtags, pois elas irão alavancar seu conteúdo e alcançar pessoas que ainda não o conhecem. Neste sentido, pense nas palavras, termos e frases que estão relacionadas diretamente ao seu conteúdo.
Oportunidade
Hoje, é comum vermos movimentos de diversos profissionais que fazem desses vídeos uma oportunidade para aumentar e fortalecer sua presença num mercado tão amplo e competitivo. As grandes marcas não resistiram ao “queridinho” dos usuários e se renderam ao aplicativo, se consagrando como uma das redes sociais que mais cresce no mundo.
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