Venda antecipada de serviços é estratégia de salões na quarentena
Para manter o fluxo de caixa e o relacionamento com as clientes, gestores apostam em combos, descontos e atendimentos online

A pandemia do Covid-19 pegou a todos de surpresa e, na área da beleza, em que os serviços precisam ser feitos presencialmente, a crise tem levado gestores e profissionais de beleza a repensarem estratégias a fim de manter seu fluxo de caixa e não precisar fazer cortes no pagamento do time de colaboradores. Isso sem falar na manutenção ou estreitamento da relação com a cliente do espaço.
Empresas de softwares e gestão também se preocuparam com a realidade dos espaços de beleza e já oferecem opções para auxiliar os gestores neste momento (saiba mais aqui!). E, se é no momento de crise que as oportunidades são encontradas, pode-se dizer que alguns gestores já estão fazendo bom uso delas, como é o caso de Saulo Abrahão, que divide a gestão do Duo + com Luiz Ferraz.
Depois de terem que fechar as portas das duas unidades, os gestores criaram a ação Antecipe sua beleza, que se trata da venda de combos de serviços com desconto que só poderão ser realizados quando o salão voltar a funcionar normalmente. “Está bombando; todos os dias a gente está fazendo mais de 20, 30 vendas”, comemora Saulo.
Quem está com a expectativa alta em relação a uma pré-venda de serviços e produtos são as gestoras Renata Souza e Déia Dios, do Spa Déia e Renata. Depois de verem uma queda de 40% na semana de 8 a 14 de março e de 80% na semana seguinte, a esperança é que, com a antecipação de venda de serviço elas gerem de 30 a 40% do faturamento médio do espaço de beleza. “Nosso objetivo é manter um fluxo de caixa, continuar o relacionamento com as clientes, além de oferecer um desconto como benefício pela confiança que elas depositam no Spa”, dizem as sócias.
É preciso ter regras
Para que a ação funcionasse bem no Duo +, Saulo disse que criou algumas regrinhas que têm dado certo. “A cliente pode utilizar o serviço até 31/11 e não pode fazer mudança de profissional. Também não é permitida a devolução; ela pode ficar com o crédito e depois trocar por outro serviço, mesmo que não seja aquele que ela escolheu no momento da compra”, resume. Em relação ao fluxo de pessoas no momento em que os salões voltarem a funcionar, Saulo diz que não tem receio, pois as unidades são grandes e o espaço físico atenderá perfeitamente bem. No entanto, dá uma dica a outros gestores: “solicite que o agendamento seja feito com, no mínimo, sete dias de antecedência”. Dessa forma, o gestor consegue organizar bem a agenda dos serviços já pagos com aqueles que estão sendo marcados no período.

Foco no colaborador
Tanto Saulo Abrahão quanto Renata Souza e Déia Dios afirmam que as alternativas encontradas para o período de isolamento foram bem recebidas pelos profissionais dos espaços e que eles ajudam na divulgação e relacionamento via WhatsApp, redes sociais e até por meio de lives. Segundo Déia e Renata, “um dos objetivos com a ação é conseguir realizar os repasses normalmente para manter nossos colaboradores com sua parte na receita”. Elas explicam que se o agendamento for feito com um profissional específico ele já receberá normalmente sua parte. Já funcionários CLTs continuam com salários integralmente até o momento da entrevista.
O mesmo acontece no espaço gerido por Saulo e Luiz. “Como os combos foram criados para ajudar o profissional, as vendas feitas na quinzena, ele já recebe na própria quinzena. Repassamos a parte dele”. Mas e se o colaborador sair do espaço de beleza antes de realizar todos os atendimentos aos quais foi pago? “Tenho um time bem alinhado, engajado e estamos muito juntos. Quando estava prevendo o fechamento, falei da proposta, “é melhor pingar alguma coisa do que nada” e ele se engajaram na causa. Temos um fluxo de caixa, a preocupação é com o profissional que não tinha isso”, disse Saulo.

Combo do Pelle Capelli, espaço que tem Andréia Bessa como sócia-fundadora do Grupo (à direita)

Combo de serviço profissional em casa
Enquanto a maioria dos espaços oferece créditos com desconto para o cliente visitar o salão pós-período de quarentena, o Pelle Capelli resolveu apostar em outra estratégia: vender combos de produtos com instruções para as clientes realizarem os procedimentos em suas casas. “Nossas clientes recebem o produto em casa e com o auxílio dos nossos profissionais está mantendo os cuidados na quarentena. Nossos profissionais estão fazendo lives com conteúdo com o intuito de manter essa cliente cada vez mais próxima e antenada com as novidades que surgem diariamente, aproveitando para expandir nossa rede de relacionamento com novos clientes”, explica Andréia Bessa, sócia-fundadora do Grupo Pelle Capelli.
Em relação aos pagamentos que são de produtos e não serviços, ela conta que os profissionais recebem comissionamento. “Criamos essa estratégia pensando nos nossos profissionais que estão em quarentena. Não suspendemos nenhum pagamento até o momento, antecipamos nossos recebíveis e repassamos para nossos profissionais”, reforça. Quando questionada sobre a quantidade de produtos em estoque para atender a demanda, Andréia revela não ter feito nenhuma parceria com distribuidores ou indústria. “Somos um grupo com quatro unidades. Unimos esses estoques e vimos ainda uma grande possibilidade de aumentar nossas vendas da linha home care”.
Personalização e relacionamento
Quem pensou em uma ação parecida com a do Pelle Capelli foi Evaldo Ribeiro, hairstylist do Studio Tez. Em parceria com o salão onde trabalha, ele preparou kits personalizados de acordo com o cabelo e cuidados de cada cliente e oferece não só a venda, como a entrega em domicílio, e ainda uma videoconferência com hora marcada para ensinar o passo a passo à cliente. “Para não ficar de braços cruzados por ter o salão fechado neste período, temos que ser criativos e pensar nas necessidades das nossas clientes. Oferecemos o nosso melhor da melhor forma possível na situação em que estamos vivendo”, explica o profissional.
Ele revela que tem como meta atender ao menos 30% de seu público habitual neste período, mas também tem boas expectativas em relação a novas clientes, que também podem ter um atendimento à distância. No entanto, neste caso, ele oferece uma pré-consulta por vídeo antes de personalizar o kit.
Por Fabíola de Freitas
Fotos: Divulgação