logo bf-new-home
  • Feira BF
    • Sobre a Feira
    • Quero ser expositor
  • Eventos
    • Congressos
    • Fórum Perfumaria
    • Pós NRF
  • Viagens
    • Cosmoprof Bologna
    • NRF New York
  • Notícias

Você está fazendo isso errado: 6 principais erros cometidos por donos de salão de beleza

Por Renata Tarrio
Publicado em 26 de março de 2021
Compartilhe

erros-cometidos-por-donos-de-salão-de-beleza

Nós não ficamos nada felizes por dizer que você está fazendo isso errado. Mas estamos aqui justamente para segurar a sua mão nesse processo e impedi-lo de cair nos mesmos problemas que já foram repetidos por tantos empreendedores. Conheça os 6 principais erros cometidos por donos de salão de beleza e compartilhe conosco os erros não mencionados aqui que você já cometeu.

1. Pensar nas próprias necessidades e não nas dos clientes

Você só terá um empreendimento de sucesso quando focar nas demandas reais do cliente e não nas suas. Administrar um salão é sobre entender o que o seu cliente busca de verdade ao ir no estabelecimento. Observe algumas questões: pra ele faz diferença se você servir um cafezinho? O clima e a decoração do salão é um diferencial? Quais procedimentos são mais pedidos? Seu cliente quer conversar ou prefere ficar calado? O que seu salão ainda não oferece, mas as pessoas vivem perguntando a você? Seria interessante criar um espaço “instagramável” para que os clientes compartilhem os resultados do seu serviço?

Pode acreditar: focar na experiência do consumidor vai transformar sua visão de negócio. Você quer vender, conversar e economizar. Às vezes a gente só queria fazer nosso trabalho e pronto, mas o cliente espera muito mais. O ideal é não cair nesse erro cometido por donos de salão de beleza e mergulhar naquilo que seu cliente deseja.

2. Ser desorganizado financeiramente

Não separar o dinheiro do salão das finanças pessoais é um dos principais erros cometidos por donos de salão de beleza. É fundamental ser muito organizado e manter uma planilha onde você escreva todos os investimentos – desde o aluguel até o álcool em gel – e todas as entradas e saídas. Assim você terá uma noção mais realista de quanto o salão lucra, poderá guardar uma reserva de emergência, planejar para investir mais na empresa e não prejudicar a vida pessoal.

3. Não manter uma estratégia de marketing

Você é daqueles que acha o marketing uma tarefa opcional? Ou acredita que, por não ter dinheiro para investir nessa área, pode deixar ela para depois? Pois entenda que esse é mais um dos principais erros cometidos por donos de salão de beleza.

Você consegue fazer uma boa estratégia de marketing com pouco ou nenhum dinheiro. Crie perfis nas redes sociais para o seu salão e alimente-os diariamente. Mostre os bastidores, os resultados de seus serviços, colha depoimento dos clientes, marque-os em suas publicações e tenha paciência. Uma boa estratégia digital se faz aos poucos.

Por fim, não abra mão do marketing tradicional. O boca a boca continua sendo uma ferramenta poderosa, então preste um serviço de excelência e peça para seus clientes te indicarem. Você não vai se arrepender!

4. Reclamar na frente de clientes

Reclamar na frente dos clientes é, sem dúvidas, um dos principais erros cometidos por donos de salão de beleza e seus funcionários.  Nunca reclame na frente de clientes. Não fale mal de outros clientes, da concorrência, e dos problemas na administração do negócio. Procure não se mostrar cansado ou entediado e convide seus colaboradores a fazerem o mesmo. As pessoas gostam de travar parcerias com profissionais que amam o que fazem e passar essa imagem é fundamental. 

5. Má gestão do tempo

Não fazer uma boa gestão da agenda abre espaço para clientes insatisfeitos e problemas de lucratividade. Você sabia que um cliente satisfeito conta a boa experiência que teve pra, em média, 3 pessoas? Por outro lado, já ouviu falar que um cliente frustrado espalha sua insatisfação para em média 10 pessoas? Isso ocorre porque momentos ruins nos atiçam mais que os bons. 

Somado a isso, lembramos você que um dos maiores problemas nos salões ainda é a gestão do tempo, ou seja, fazer o cliente esperar antes do atendimento e, muitas vezes, até mesmo durante o procedimento. 

Eu sei que, às vezes, você só aceita tantos clientes no mesmo dia porque tem medo de perder a oportunidade, mas pense duas vezes antes de tomar este tipo de decisão. No longo prazo, ela nunca dá certo e você deixa  de ter clientes fiéis.  

6. Não demonstrar segurança e conhecimento

Achar que você já sabe o suficiente é um grande erro cometido por donos de salão. As tendências e técnicas mudam e seu cliente quer ter certeza que você é um profissional atualizado. Demonstre segurança no seu trabalho e deixe seu cliente confortável com o atendimento, afinal, é a beleza dele que está em jogo.

 

Vamos ser sinceros? Me diga aí se você comete algum desses erros aqui nos comentários ou se deixamos de mencionar algum erro crucial para o seu salão!

Cadastre-se


REPRESENTANTE DE VENDAS INTERNACIONAL

  • Feira BF
    • Sobre a Feira
    • Quero ser Expositor
  • Eventos
    • Congressos
    • Fórum Perfumaria
    • Pós NRF
  • Viagens
    • Cosmoprof Bologna
    • NRF New York
  • NOTÍCIAS
    • CABELOS
    • ESTÉTICA
    • MANICURE
    • MAQUIAGEM
    • MEU NEGÓCIO
    • MUNDO BEAUTY FAIR
  • IMPRENSA
    • Press Release
    • Downloads
Nós utilizamos cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação, além de personalizar conteúdos e anúncios. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.