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Home | Artigos | MUNDO BEAUTY FAIR | Você sabe como vender no Instagram?

Você sabe como vender no Instagram?

15 de junho de 2020
636 Visualizações

Ganhe dinheiro usando o Instagram

Quando se fala em redes sociais, o Instagram é um grande aliado para pequenas, médias e grandes empresas que buscam divulgar conteúdos e alavancar suas vendas. Neste contexto, vale citar que o Instagram é a plataforma em maior expansão no Brasil, tanto no que diz respeito ao engajamento, quanto em termos de audiência.

Então, confira algumas razões* que farão você começar agora mesmo sua estratégia de vendas no canal:

 

  • Tem 1 bilhão de usuários ativos, e mais de 500 milhões acessam a plataforma todos os dias;
  • O instagram só perde para o Facebook no quesito engajamento;
  • 71% dos usuários do Instagram tem menos de 35 anos de idade;
  • Os usuários gastam, em média, 0:53 minutos por dia no canal. No Facebook, a média é de 58 minutos;
  • 500 milhões de contas usam o Instagram Stories todos os dias, e 1/3 dos Stories mais visualizados são de empresas;
  • 83% dos usuários do Instagram usam a plataforma para descobrir produtos e serviços;
  • O Instagram pode gerar interações até quatro vezes mais poderosas do que aquelas geradas no Facebook;

 

Convencido? Então, vamos às dicas!
A primeira coisa que você deve fazer é migrar a sua conta pessoal para uma conta comercial.
Veja como é simples fazer essa migração:

  • Acesse seu perfil e toque no ícone de engrenagem (Configurações);
  • Toque em “Alternar para perfil comercial”;
  • Selecione a página do Facebook para associar ao perfil comercial no Instagram;
  • Configure seu perfil comercial e verifique as informações de contato;
  • Faça todas as alterações necessárias e toque em “Concluído”.

Em seguida, você precisa deixar sua apresentação impecável. Na “BIO” (biografia ou descrição), coloque todas as suas informações e apresente sua marca. Aproveite o espaço e insira também o link do site da sua empresa. Se não tiver, crie uma conta gratuita no Google Business.

DICA: Use e abuse dos stories e, se possível, coloque links.
Atenção: o recurso para inserir links nos stories é possível apenas para canais com mais de 10 mil seguidores!


Inbound marketing
Nas redes sociais vemos muito “mais do mesmo”. Por isso, quando o assunto é divulgação, siga uma dica de ouro e diferencie-se na hora de falar com o seu público. Como? Utilizando a estratégia de inbound marketing.

Talvez você esteja se perguntando do que se trata o inbound marketing, certo?! De forma simples, é quando você aborda um assunto/ problema ou necessidade do cliente focando na solução que pode oferecer.

Lembre-se que pensar no conteúdo, frequência e definir uma linha editorial (assuntos que façam sentido para o seu público) para o seu canal faz toda a diferença. Estabeleça uma frequência fixa. Exemplo, postagem de 3x por semana, sempre nos mesmos dias (segunda – quarta – sexta).


Agora, vamos ao passo a passo para você ativar o Instagram Shopping – a sua loja no Instagram:

  • Para ativar esse recurso, você precisa migrar para um perfil comercial e ser aprovado para compras no Instagram.
  • Associe sua conta comercial do Instagram à página do Facebook da sua loja.
  • Dentro da sua conta do Facebook crie agora uma conta no Gerenciador de Negócios e depois escolha a opção de catálogo de produto.
  • Dentro de configurações, busque a opção de “Cadastro de Produto no Facebook”.
  • Depois, volte à aba “Casos de Uso” e conecte o seu catálogo com o perfil comercial do Instagram.

E finalmente, dicas práticas de mão na massa para vender seus produtos:

  • Crie tags de produtos nas publicações do feed e nas Stories.
  • Mencione usuários nas Stories.
  • Coloque Link na Bio.
  • Ative notificações dos Perfis importantes para você acompanhar as tendências do seu segmento.

Veja também algumas métricas para acompanhar e mensurar seus resultados:

  • Quantas interações recebo no post?
  • Qual o horário que eu tenho mais interações?
  • Os posts com mais engajamento são ligados a quais temas?
  • Qual a origem/ região das pessoas que interagem com o meu perfil?
  • Que tipo de imagem tem maior engajamento quando eu posto?
  • Quantidade de visualizações no vídeo?
  • Tempo de visualização do vídeo?
  • Alcance do post?

Não existe fórmula do sucesso, o marketing digital é fantástico porque te permite mensurar todas as ações e mudar a rota a qualquer momento, se for o caso.

Conclusão:

Antes de configurar a sua loja, busque saber se o seu público está, de fato, na plataforma. Faça sempre esta análise antes de qualquer decisão. Muitas empresas utilizam o Instagram, mas não sabem verdadeiramente trabalhar com ele e perdem muitas oportunidades. Aproveite a gratuidade da plataforma e utilize todas as ferramentas a seu favor.

Não esqueça: o planejamento é o mais importante! Depois, busque tomar decisões baseadas em dados, em fatos. Observe as métricas para quando pensar numa campanha de mídia, você não desperdice energia, foco e, principalmente, dinheiro.

E, antes de sonhar em fazer uma campanha de mídia, organize a “sua casa”, tenha certeza que todas as informações e contatos estão comunicados. Acompanhe a sua audiência e suas interações e a partir de um histórico planeje uma ação.

 

Até a próxima!

Karina Melo
Gerente de marketing digital da Beauty Fair

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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